Perfil sócio demográfico de usuários e usuárias do Ambulatório Especializado no Processo Transexualizador no Sistema Único de Saúde do Hospital Eduardo de Menezes, Belo Horizonte – Minas Gerais
Description:... “É com grande prazer que faço a abertura desse relatório. Ele muito me orgulha, pois me representa, me homenageia e abre oportunidades para os meus.
Meu nome é Anyky Gonçalves de Lima, mais conhecida como Anyky Lima. Tenho 65 anos e eu falo da importância de hoje ter o ambulatório trans aqui em Minas Gerais. Eu sou carioca e nunca tive acesso a saúde na minha juventude. Aos 12 anos de idade, eu fui expulsa de casa, por já me perceber uma pessoa trans, uma criança ainda. Naquela época, as pessoas não respeitavam a nossa identidade de gênero, e ainda não respeitam. Naquela época, não respeitavam o nosso nome social, e ainda não respeitam. Isso nos impedia de irmos aos lugares públicos, inclusive em hospitais. Olhavam pra gente na recepção de um serviço e via um nome masculino em nosso documento e chamavam a gente desse nome. Eu via muita gente, muitas amigas morrerem dentro de casa com vergonha de ir ao hospital, não saiam em lugares públicos por não serem respeitadas. Porque não tem nada pior que está numa recepção de um hospital, uma sala cheia de gente e o médico, a recepcionista ou qualquer outro funcionário gritar o nome masculino e levantar aquela mulher feita, toda produzida.
O acesso a saúde no que se refere a um ambulatório trans, especializado para nós mulheres e homens trans, é muito recente. Na minha época, quando comecei a minha transição, não tinha. Fiz tudo sozinha, com erros e acertos. E hoje tem o ambulatório trans para nos acolher.
Um orgulho muito grande que eu tenho é o ambulatório receber o meu nome. Foi uma homenagem que eu não vou esquecer. Normalmente as pessoas fazem homenagem para quem já morreu, e eu estou viva, "muito viva". Só lembrando que nos matam aos 35 anos e eu estou aqui resistindo a tudo isso. Então isso pra mim foi uma homenagem muito grande. Me sinto honrada com a consideração das pessoas por terem colocado o nome do ambulatório de Anyky Lima.
Hoje eu sou uma usuária do serviço. Eu me consulto neste ambulatório e me sinto agradecida por, depois de tantos anos, ter um serviço que me atenda e atenda os meus, que me trata e tratam a minha população. Eu vivi 65 anos para ver essa maravilha que aconteceu, então eu acho que o ambulatório é pra mim a coisa mais importante que aconteceu em Minas Gerais, pois atende uma população que não tinha acesso nenhum a saúde e hoje são tratadas com dignidade e respeito.”
Show description