A Origem Histórica do Pentecostalismo irá nos mostrar de forma sucinta toda a trajetória desde o Antigo Testamento até os dias atuais sobre o significado da palavra Pentecostes, consequentemente sua estruturação como um movimento religioso como conhecemos hoje.
Muitos cristãos, principalmente os Pentecostais, não sabem a história do cristianismo, e consequentemente não sabem a história da sua Igreja, muito menos como se originou ou quais são seus fundadores. Por isso fiz um breve histórico de um movimento religioso protestante que revolucionou o mundo.
No primeiro capítulo veremos o significado e o sentido original da festa de Pentecostes descrita no Antigo Testamento, onde era simplesmente uma das três festas anuais que Deus estabeleceu para o povo Judeu.
No segundo capítulo veremos similarmente como a festa de Pentecostes passou a significar após a decida do Espírito Santo, pois até então a festa tinha um significado diferente. Os pentecostais atuais se apropriam de desse episódio para defender sua tese do batismo com o Espírito Santo, relatado em Atos 2.
O capítulo três vai falar sobre os avivalistas que revolucionaram o mundo nos séculos XVI ao XIX através da pregação do arrependimento e salvação. Eles foram os percursores do pentecostalismo moderno, pois influenciaram os pregadores pentecostais.
O capítulo quatro vai nos mostrar a origem e o desenvolvimento do pentecostalismo nos Estados Unidos, onde pregadores norte-americanos foram influenciados pelos avivalistas. Os EUA também foi berço do pentecostalismo moderno, onde na rua Azuza, Califórnia, o mundo foi incendiado com a chama do evangelho.
No capítulo cinco veremos a chegada do movimento pentecostal no Brasil, vinda dos Estados Unidos, seu estabelecimento como denominação, onde ganhou espaço na sociedade, cresceu e se expandiu.
No capítulo seis verificaremos historicamente algumas igrejas pentecostais no Brasil, nos quais foram as iniciantes no processo de evangelização e de seus líderes que tiveram grande papel em desenvolver o Ide de Jesus Cristo.
Convoco os cristãos em geral de toda a procedência, pentecostais, carismáticos, reformados e tradicionais a fazerem uma reflexão sobre este trabalho espetacular.